História



A Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul foi criada pela Constituição do GOB em 1967, normatizada pela Lei nº030 de 09/01/1996, aditada e alterada pela Lei nº 0081 de 23/06/2005. É uma Associação Paramaçônica, patrocinada pelo Grande Oriente do Brasil, vinculada a uma ou mais Lojas Maçônicas da Federação.

A Diretoria Nacional, as Diretorias Estaduais e os Grão-Mestres Estaduais, estão desenvolvendo atualmente todo o apoio necessário para o fortalecimento das Fraternidades Femininas. Entendem que uma Loja Maçônica será sempre mais alegre, pacífica e trabalhadora, com a presença e a participação das mulheres, pois são instrumentos de integração e fortalecimento da família, instituição considerada a mais importante da Maçonaria.

As atividades femininas vinculadas a uma Loja Maçônica através da Fraternidade Feminina conscientizaram os maçons do papel da mulher na educação, na saúde, na união e na presença do Criador nos lares de cada um.

A Fraternidade Feminina (FRAFEM) é uma Associação Civil Paramaçônica Feminina não iniciática, sem fins lucrativos, formada por esposas de maçons com união estável ou não, filhas, viúvas e parentes de maçons, bem como convidadas com relevantes serviços prestados ou com notório saber e interesse por causas sociais e está vinculada às Lojas Maçônicas jurisdicionadas ao GRANDE ORIENTE DE MATO GROSSO e federadas ao GRANDE ORIENTE DO BRASIL – GOB.

As Mulheres (esposas, mães, filhas, sobrinhas, viúvas) sempre tiveram participação ativa nas Lojas em que seus maridos eram filiados, desenvolvendo atividades de caráter social, cultural e filantrópico, angariando fundos, promovendo eventos, colaborando efetivamente com a Loja Maçônica em que atuavam. Buscavam apoio nas Lojas para a criação das Fraternidades, elaboração do Estatuto, organização de sua diretoria e realização de suas ações.

Em 10 de outubro de 2005 foi fundada no Grande Oriente de Mato Grosso, a Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul Mato Grosso, com a seguinte composição da diretoria:

Presidente: Nilza Aparecida Durigan Baia;
Vice-presidente: Almerinda Alves Warmling;
Diretora Secretária: Rejane Borges Leal de Proença;
Diretora de Finanças: Roxana Diaz Jensende Oliveira;
Diretora Social e Cultural: Regina Célia Bena Medeiros.

Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça,1560 Bairro Morada da Serra CPA I CEP 78055-000 Cuiabá-MT
Fones: (65) 3641-0540