Origem



A Fraternidade Feminina foi criada pela Constituição do GOB em 1967, normatizada pela Lei nº 030 de 09/10/96 aditada e alterada pela Lei nº 0081 de 23/06/2005. É uma associação paramaçônica, patrocinada pelo Grande Oriente do Brasil, vinculada a uma ou mais Lojas Maçônicas da Federação.

A FRATERNIDADE FEMININA não é uma “maçonaria feminina”, mas sim uma organização para-maçônica, com personalidade própria, estatuto, e ideário dos mais sublimes.

Normalmente as Fraternidades são formadas por esposas de maçons, chamadas por nós de “cunhadas”, sobrinhas e parentes de maçons. Senhoras e moças do convívio de maçons também podem se integrar.

A organização das Fraternidades Femininas tem sua representatividade em todos os níveis, a exemplo das Lojas Maçônicas, assim, existe uma organização Nacional, Estadual, Regional e Local (de cada Loja).

Entende-se que uma Loja Maçônica será sempre mais alegre, pacífica e trabalhadora, com a presença e participação das mulheres. Elas são instrumentos de integração e fortalecimento da Família, instituição considerada a mais importante pela Maçonaria.

As atividades femininas numa Loja Maçônica, conscientizam os maçons do papel da mulher na educação, saúde, união e presença cristã em nossos lares.

Os maçons, devem incentivar as mulheres a organizarem a Fraternidade Feminina dentro da uma Loja Maçônica, sempre apoiadas e em consonância com o Venerável e os membros do Quadro, passando a dar suporte e motivação ao trabalho das causas sociais, como APJ, Maçonaria Contra as Drogas, assistência social e beneficência.

A Diretoria Nacional, as Diretorias Estaduais e os Grão-Mestres Estaduais, estão desenvolvendo todo o apoio necessário para o fortalecimento das Fraternidades Femininas.

Palavra da Presidente



Links Paramaçônicos


Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça,1560 Bairro Morada da Serra CPA I CEP 78055-000 Cuiabá-MT
Fones: (65) 3641-0540